Virtualização
VIRTUALIZAÇÃO
Barra do Garças – MT, Setembro de 2012.
FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA.
VIRTUALIZAÇÃO
Trabalho apresentado pelos acadêmicos Marcos Antônio Veber ao curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento De Sistemas Da UNIVAR como pré-requisito De aprovação Parcial na disciplina de Sistemas Operacionais, sob a orientação do professor Carlos David.
Barra do Garças – MT, Setembro de 2012
SUMÁRIO
Sumário I - INTRODUÇÃO 4 II - Virtualização 5 2.1 - Conceito 5 2.2 - Virtualização de Hardware 7 III - Principais ferramentas free do mercado 8 3.1 – VMWare 8 3.2 - XEN 9 IV - Citrix 9 V - CONCLUSÃO 11 VI - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 12
I - INTRODUÇÃO
Virtualização é a tecnologia que permite executar dois ou mais SOs Sistemas Operacionais simultaneamente em um único PC ou hardware embarcado e esta sendo rapidamente adotada em aplicações de engenharia. Enquanto a palavra virtualização é simplesmente outro termo para abstração na prática ela permite aos engenheiros reduzir custos, espaço e consolidar sistemas de uma forma que não era possível anteriormente.
II - Virtualização
2.1 - Conceito
A tecnologia de máquinas virtuais, que tem mais de 40 anos e normalmente é denominada virtualização, foi o que surgiu como proposta de solução. Ela permite que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais, cada uma com sei próprio sistema operacional. A vantagem dessa abordagem é que a falha em uma das máquinas virtuais não faz com que as outras falhem automaticamente.
Virtualização é criar um ambiente de trabalho "falso" dentro de um ambiente "real". Apesar de falso, o ambiente virtual hóspede imita necessariamente as características do anfitrião. Por exemplo, se o anfitrião é um Pentium, o ambiente virtual do hóspede também tem de ser um Pentium; nem mais, nem menos.
A virtualização é sempre assistida pelo hardware. Esse recurso existe desde os mainframes. Não é útil