Economia
UNIDADE NAÇÕES UNIDAS
EXPERIENCIA DE HAWTHORNE
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
1° MODULO
ANO - 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE 2
2.1 Primeira fase 2
2.2 Segunda Fase 3
2.3 Terceira Fase 5
2.4 Quarta Fase 5
3 Conclusão 8
4 Bibliografia 9
INTRODUÇÃO:
A Experiência de Hawthorne foi realizada no período de 1927 a 1932, em uma fabrica de telefones da empresa Western Eletric Company, situada no bairro de Hawthorne, na cidade de Chicago.
A empresa queria identificar a influencia dos fatores físico/ambientais sobre a produtividade de seus trabalhadores.
A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade de Harvard, chefiada pelo sociólogo George Elton Mayo, patrocinada pelo conselho nacional de pesquisas dos Estados Unidos.
A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
Em 1924, a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos fez uma pesquisa para verificar a correlação entre produtividade e iluminação do local de trabalho, dentro dos pressupostos da Administração Cientifica. Pouco antes Elton Mayo conduzira uma pesquisa em uma indústria têxtil com elevadíssima rotatividade de pessoal ao redor de 250% ao ano, e que havia tentado inutilmente vários esquemas de incentivos salariais. Mayo introduziu um intervalo de descanso, delegou aos operários a decisão sobre horários de produção e contratou uma enfermeira. Em pouco tempo, emergiu um espírito de grupo, a produção aumentou e a rotatividade do pessoal diminuiu.
Em 1927, o Conselho Nacional de Pesquisas iniciou uma experiência na fabrica de Hawthorne da Western Eletric Company, situada em Chicago, para avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio de produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo, e estendeu-se à fadiga, aos acidentes de trabalho, à rotatividade de pessoal e ao efeito das