Virtualização
Virtualização é a execução de varias instâncias de sistemas operacionais a partir de um único computador. Essa possibilidade se da por programas específicos, Virtual Machines ou VMs. Com um ambiente virtualizado se consegue controlar o uso de memória, processamento e armazenamento de dados, além de deixar o ambiente mais seguro, pois só é disponibilizado o que realmente for necessário para quem for usar.
Sendo assim uma maquina virtual apresenta um sistema computacional completo muito similar a de um PC normal, podendo assim ter o seu próprio sistema operacional, aplicativos e oferecer serviços de rede.
Além de promover uma economia de custos potencialmente elevada, a virtualização torna muito mas ágeis os negócios de uma empresa, tendo em vista que no caso de um possível problema operacional em uma máquina virtual o tempo para se restaurá-lo e muito curto, uma substituição do arquivo corrompido por um backup e inicializar novamente o sistema resolveria problema de imediato.
Virtualização
O grande foco da virtualização esta na parte de servidores, visando uma utilização mais eficiente em busca de um maior retorno do investimento do hardware, o que nos leva de imediato a pelo menos duas vantagens a favor da virtualização que são a economia com hardware e com energia, mas temos também algumas desvantagens tais como: licenças de sistemas operacionais, já que a maquina virtual e considerado uma maquina normal e precisa de uma licença normal.
Mas isso não quer dizer que a virtualização não seja exclusivamente para servidores, existem várias áreas e formas diferentes de utilizar-las. Alguns delas são:
Atualização de software: facilita o processo de testes antes de colocar a nova versão na produção, reduzindo assim o impacto da mudança de versão.
Consolidação de servidores: incide em centralizar e/ou reduzir o número de equipamento e ou aplicações instaladas em cada servidor.
Disponibilidade: é possível ter sistemas operacionais