Virtualização Raid Servidores Storage VmWare e Xen Server
Quando se fala de virtualização a primeira coisa que vem na cabeça é a associação de vários sistemas operacionais rodando na mesma máquina. Esse é, na verdade, um dos diversos tipos de virtualização: a de hardware. Se por um lado ela não é a única, por outro é, certamente, a mais perceptível. Mas existe outros tipos de virtualização.
Tipos de Virtualização
Virtualização de Hardware: Consiste em rodar vários sistemas operacionais na mesma máquina. Isso é possível com o uso de programas específicos, que geram máquinas virtuais como a Virtual Machine ou VMs: estas emulam os componentes físicos de um PC, possibilitando que um sistema operacional diferente seja instalado em cada uma delas.
Virtualização da Apresentação: Trata-se do acesso a um ambiente computacional sem a necessidade de estar em contato físico com ele. Isso proporciona, entre outras coisas, a utilização de um sistema operacional completo de qualquer local do planeta, como se estivessem instalados no seu PC. O conceito é bem parecido com o de acesso remoto, com a diferença de que vários usuários podem se beneficiar do mesmo sistema simultaneamente.
Virtualização de Aplicativos: A técnica consiste em ter uma única cópia de determinado aplicativo, instalada em um servidor virtual; usuários que desejarem ter acesso a tal aplicativo podem fazê-lo diretamente, sem a necessidade de que ele também esteja instalado na máquina física. A partir daí o programa pode ser executado normalmente, já que as características específicas de cada aplicativo ,são compiladas e baixadas diretamente para o PC do usuário, através da geração de um aplicativo virtual que fica à parte.
Virtualização no futuro: A computação na nuvem colabora para um futuro bem mais amplo que o presente. Será que daqui a alguns anos poderemos acessar nossos computadores que fica em casa de qualquer lugar do planeta? Só o tempo dirá.
O que é RAID?
RAID: Redundant Array of Inexpensive Disks, o RAID, em português