virtualidade aumentada
“Virtualidade aumentada e realidade aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico”. O que diferencia um do outro é que na RA há a predominância de elementos do ambiente real e na VA, óbvio, do virtual.
Exemplos claros são a faixa amarela num jogo de futebol para ilustrar quando há impedimento, as animações computadorizadas feitas pelo programa cqc ou então filmes como Roger rabbit e avatar.
Aplicações atuais
Mapeamento superficial de veias subcutâneas. A imagem de veias que geralmente são invisíveis ao olho nú são capturadas por câmera infra-vermelha, processada por um computador e projetada sobre a pele em luz verde. Desenvolvido inicialmente para facilitar punções venosas nos membros superiores (coleta de sangue, quimioterapia, neonatologia e acesso venoso) mas também usado no tratamento de vasinhos (telangiectasias) para localizar e tratar veias nutrícias (feeder veins). 3 4
Apoio a tarefas complexas em cirurgias, montagem e manutenção: inserindo informações adicionais no campo de visão, como tabelas, legendas informativas ou instruções durante um procedimento; visualizando objetos “escondidos”, como um Raio-X virtual, baseado em tomografia ou imagens oriundas de ultra-som em tempo real.
Dispositivos de navegação: em construções, como na manutenção de plantas industriais; em ambientes abertos, como em operações militares ou em desastres; em carros ou aeronaves, através de visores dotados de RA integrados ao capacete do usuário.
Serviços militares ou de emergência, como sistemas trajáveis, instruções, mapas e informações de inimigos ou feridos.
Prospecção em hidrologia, ecologia ou geologia, mostrando informações específicas sobre o terreno ou mapas tridimensionais.
Visitação aprimorada, legendas ou textos históricos referentes a objetos ou locais vistos, ruínas ou paisagens