Sistema Construtivo: Steel Frame
HISTÓRICO
ETAPAS CONSTRUTIVAS
TIPOS DE PERFIS
Devido as grandes guerras as indústrias exploraram e manipularam a fabricação de armas, automóveis e utensílios de metais para guerra, o que gerou uma larga experiência em manipular o aço, dessa forma após a
Segunda Guerra Mundial, a população dos Estados Unidos cresceu e ainda com o aço sendo um recurso abundante na época pensou-se em fabricar casas utilizando deste material. E ainda hoje para se obter um acelerado processo de construção através da industrialização faz-se necessário a introdução de novas tecnologias e processos construtivos.
Dessa forma, o Steel frame vem a colaborar para que isso seja possível através da produção em série de perfis, chapas e peças metálicas prontas para aplicação na obra.
Fundação: Para se saber qual o tipo de fundação que será utilizada é necessário realizar o cálculo estrutural, contudo o sistema de fundação tipo radier é o mais usual .
Após a escolha e colocação da fundação, fixa-se os painéis de aço a fundação através de chumbadores, esses garantem a transferência das cargas da edificação para à fundação e dessa para o terreno.
1- Perfil em “I” : Usado para vigas , colunas , estacas, órtese e outros aplicativos pesados.
O QUE É STEEL FRAME?
O Light Steel Frame é o sistema construtivo composto de perfis e peças de aço galvanizado. Com o objetivo de globalização, nos anos 60 foi estabelecido uma medida padrão para a construção civil sendo de 600mm e dessa forma a indústria passou a fabricar peças múltiplas e sub-múltiplas de 3.
Geralmente utiliza-se a placa de gesso cartonado como fechamento interno em toda construção, pois possui largura e altura padrões de 1200mm e 2400mm, respectivamente, podendo ser encontrada com 2700mm ou
3000mm.
2- Perfil em “L” : Com pernas iguais ou desiguais . Usado para vergas , órtese, construídas vigas e colunas , molduras secundário e outras aplicações leves .
3 – Perfil em