Realidade Misturada
Vitor Puzzello Ruiz – 3132173-9
Realidade Misturada
A realidade misturada se caracteriza como objetos virtuais gerados por computador com um ambiente físico que é mostrado ao usuário através de um dispositivo.
Esse dispositivo permite misturar as cenas reais e virtuais, incorporando elementos virtuais ao ambiente real ou levando elementos reais ao ambiente virtual, completando os ambientes, procurando sempre criar um ambiente tão realista que o usuário não perceba a diferença entre real e virtual.
Em realidade misturada existem dois conceitos inseridos, realidade aumentada e virtualidade aumentada.
A realidade aumentada usa técnicas computacionais para mostrar objetos virtuais em um ambiente real, enquanto a virtualidade aumentada usa técnicas computacionais para capturar um elemento real e reconstitui-lo em um ambiente virtual. Nos dois casos é indispensável que o sistema funcione em tempo real.
A realidade aumentada pode ser classificada de duas maneiras, direta e indireta. Na forma direta o usuário vê o mundo misturado apontando diretamente os olhos para a cena, as imagens do mundo real podem ser vistas a olho nu e os objetos virtuais são projetados diretamente nos olhos. Já na forma indireta o usuário vê o mundo misturado através de um monitor ou algum outro dispositivo não alinhado com as posições reais, as imagens tanto reais como virtuais são misturadas em vídeo e mostradas para o usuário.
O hardware de realidade aumentada tende a não obstruir as mãos, que são muito importantes na interação com essa tecnologia. O software é utilizado na fase de execução, é usado para implementar objetos virtuais e integrá-los ao ambiente real.
Um dos softwares mais usados em realidade aumentada é o ARToolKit, que é um biblioteca de softwares usada para o desenvolvimento de aplicações em realidade aumentada. Funciona com uma espécie de marcadores (cartão com uma marcação que funciona com um código