Viris
(2) Estrutura viral - Corpo não muito complexo, formado por um ácido nucléico (DNA ou RNA) e uma capa protéica (capsídeo) formada por inúmeras unidades (capsômeros), alguns ainda podem constituir mais uma estrutura protetora (envelope) de constituição lipoproteica similar a membrama plasmática.
(3) Ciclo Reprodutivo
São quatro as fases do ciclo de vida de um vírus:
1. Entrada do vírus na célula: ocorre a absorção e fixação do vírus na superfície celular e logo em seguida a penetração através da membrana celular.
2. Eclipse: um tempo depois da penetração, o vírus fica adormecido e não mostra sinais de sua presença ou atividade.
3. Multiplicação: ocorre a replicação do ácido nucléico e as sínteses das proteínas do capsídeo. Os ácidos nucléicos e as proteínas sintetizadas se desenvolvem com rapidez, produzindo novas partículas de vírus.
4. Liberação: as novas partículas de vírus saem para infectar novas células sadias.
(4) Por não possuir organização celular, são obrigatóriamente parasitas, por isso são patogênicos, por exemplo, precisam das células para se reproduzirem.
(5)Os cientistas acham que não, pois todos os virus precisam necessariamente invadir uma célula viva para reproduzir novos virus. Em outras palavras, os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios;Se não encontram celulas vivas, tem comportamento de um corpo bruto.Acredito que fora de uma célula viva eles não são vivos, mas no momento em que está parasitando ele se comporta como ser vivo.
(6) Assim como os vírus que atacam células vivas ( os chamados vírus biológicos ), os vírus da informática infectam o sistema, fazem cópias deles mesmos e tentam se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversas