violência
Tendo em conta as variadas informações acerca desta temática, acredita-se que a orientação sexual de cada indivíduo poderá ser o resultado de diversos factores biológicos. Os homossexuais são discriminados, quer a nível social, ao demonstrarem de livre vontade à sociedade os afectos amorosos que vivem, podendo significar insultos, agressões psicológicas para com a sociedade, levando muitas vezes os jovens a terem depressões e tentarem o suicídio; quer a nível religioso, que por vezes, são rejeitados; quer a nível profissional, onde algunas homossexuais podem ser despedidos, ou não serem promovidos devido à sua orientação sexual; quer a nível jurídico, onde os homossexuais não têm os mesmos direitos que os heterossexuais, principalmente nas relações conjugais, tendo apenas os mesmos deveres.
Para poder combater este tipo de discriminação, a sociedade tem que ter menos preconceitos contra os homossexuais e as lésbicas, isto porque as atitudes negativas para com os homossexuais são baseadas em estereótipos. O Importante é procurar evitar as idéias realizadas e tratar estes indivíduos com o mesmo respeito que nutrem por indivíduos heterossexuais.
A existência de sexualidades não é uma marca do mundo contemporâneo. Desde tempos ancestrais pessoas do mesmo sexo se atraem; na antiga Grécia, por exemplo, era habitual o relacionamento entre homens, pois era um hábito cultural jovens passarem uma fração de sua existência ao lado de um filósofo mais velho, que lhes transmitiria suas experiências não só na esfera filosófica, mas também a arte dos combates e do amor. Nesta época, portanto, não havia preconceito com relação a esta modalidade de interação sexual, pois esta