Violência
Nome do aluno:
Regina Schild
SP-2014-3
Universidade Estácio Radial de São Paulo
Violência
SP-2014-3
INTRODUÇÃO
A violência é um fenômeno universal que atinge todas as classes sociais, etnias, religiões e culturas, sem consideração de níveis escolaridade ou condições socioeconômicas.
Dessa forma, a violência tem sua parte escrita na história desde os primórdios do mundo, onde vemos esse mal com origem no sistema familiar patriarcal até os dias atuais onde a famílias tomam outros moldes, mudanças que estão cada vez mais vistas de forma clara pelas diferenças de gênero, educação, cultura e sociedade do mundo atual.
Existem inúmeros tipos de violência, como: à mulher, ao homem, infanto-juvenil, e outros tipos, o conceito é amplo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) violência pode ser definida como o uso intencional da força física ou do poder, física, emocional, ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.
O que é Violência
Violência significa usar a agressividade de forma intencional para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico.
A violência se manifesta de diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, fome, etc. Pode ser identificada como violência contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, etc. Existe também a violência verbal, que causa danos morais, que muitas vezes são mais difíceis de esquecer que os danos físicos.
A palavra violência deriva do Latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”. Mas na sua origem está relacionada com o termo “violação” (violare).
Quando se trata de direitos humanos, a violência