violência e seus reflexos
REFLEXOS
VIOLÊNCIA
A violência é um fenômeno que vem tendo destaque cada vez maior no mundo contemporâneo, sendo cotidianamente discutido, o que leva a necessidade de se analisar o contexto em que ele se inscreve. È necessário, principalmente, discutir as práticas individuais e coletivas nas quais este fenômeno tem lugar e o conjunto de normas de convivência instituídas que lhes são subjacentes, uma vez que a violência é ressignificada segundo tempos, lugares, relações e percepções, e não se dá somente em atos e práticas materiais.
Para tanto, o ponto de partida é considerar que se trata de um fenômeno complexo e múltiplo e , portanto, sua conceituação deve ser a mais ampla possível. Desta forma, considera-se aqui o conceito de violência em uma perspectiva que abarca múltiplas dimensões. Uma delas, os casos que envolvem danos físicos que indivíduos podem cometer contra si próprios ou contra outro. Outra dimensão é o conjunto de restrições, que se dá no plano das instituições e impede que os indivíduos usufruam plenamente de seus direitos fundamentais, abrangendo, portanto, as modalidades da violência simbólica e institucional. A terceira dimensão corresponde as incivilidades e microviolências, que costumam ser as modalidades de violência mais recorrentes e comuns no cotidiano.
Outro aspecto fundamental, dentro dessa conceituação da violência, é o ponto de vista dos sujeitos sobre suas experiências particulares com a violência, o qual pode variar de um indivíduo para outro.
NAS ESCOLAS
Cada vez mais, tem se constatado que as escolas, espações propícios aos processos de socialização e integração social, vem tendo que administrar conflitos gerados por diferentes formas de violência. Nas escolas, identifica-se os episódios violentos que ocorrem não se restringem aos crimes e delitos previstos no Código Penal, mas abrangem dimensões do cotidiano e dos relacionamentos sociais entre alunos, professores,