violência doméstica
Licenciatura em Serviço Social
Disciplina: Vitimologia e Comportamentos de Risco
Ano Lectivo: 2011/2012
2º Semestre
Violência no Trabalho
Maio, 2012
Índice
Definição de trabalho:
É consenso que o trabalho é fonte de sentido da vida, institui rotinas, dignifica o sujeito, garante direitos de cidadania, provê status, satisfação, realização e saúde. É "nele que se afirmam as competências e é por meio dele que se realizam os projectos de vida ou a concretização dos sonhos" (Hirigoyen, 2005).
Para a maioria dos indivíduos o trabalho é uma das actividades que ocupa grande parte das suas vidas. “Nas sociedades modernas ter um emprego é importante para se preservar o respeito por si próprio” (Giddens, 2010).
Conforme pesquisa realizada por Barreto (2006), o trabalho é sentido sucessivamente como necessidade, sobrevivência, independência, realização individual, possibilidade de sair de casa e fazer novos amigos, construindo uma nova família. O trabalho tem um lugar privilegiado na vida afectiva dos indivíduos, porque, em alguns momentos, chega a substituir a família consanguínea.
O que é a violência no trabalho?
As organizações são constituídas por pessoas, e muitas vezes estas são geradoras de conflitos, que geram posteriormente a violência no trabalho. A violência surge no contexto de trabalho, porque de alguma forma aconteceu uma situação de conflito que se tornou incontrolável, como falhas da organização, confrontação de personalidades com visões diferentes sobre um mesmo assunto, por questões pessoais, ou pelo abuso de autoridade de um agente sobre outro.
O conflito surge devido a várias razões, sendo algumas delas:
Falhas da organização;
Confrontação de personalidades com visões antagónicas sobre um mesmo