Violência Domestica
Nosso interesse nessa pesquisa é de conhecer mais sobre a violência doméstica contra as mulheres e os direitos que elas podem ter. Observamos alguns artigos durante esse projeto de pesquisa, constatamos a elevada incidência de mulheres vítimas de agressões físicas. Percebemos que a violência doméstica contra a mulher tem causas múltiplas, o trauma físico é a expressão de um conjunto de problemas que precisa ser enfrentado. O drama da violência contra a mulher é uma questão importante a ser estudada. Problemas decorrentes como fatores emocionais, psicológicos, culturais, entre outros. A elaboração deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico em vários artigos e relatos. Objetivando o melhor entendimento sobre a violência doméstica em todos os seus aspectos, história, causas, leis e punições.
Palavras-chave: Violência Doméstica, Direitos da Mulher, Mulheres Vítimas.
1. INTRODUÇÃO
1.1 O problema e sua importância
A violência relatada nesse projeto de pesquisa é todo e qualquer tipo de agressão praticada no âmbito familiar e doméstico e, não somente, agressão à mulher. A fim de que haja uma conscientização, a violência contra a mulher, por si só, já é revoltante a denúncia poderá ajudar este mal que atingem todas as classes sociais. Um assunto de conseqüências graves, afeta a todos, de forma direta ou indireta.
Essa violência afeta não apenas a dignidade das mulheres, mas todo o bem-estar da família especialmente dos filhos. Estamos falando não só apenas de direitos humanos, mas também dos direitos das mulheres, no direito de não serem expostos a qualquer forma de violência vem igualmente prevista na Convenção Internacional dos Direitos da Criança, em seu artigo 19.
Por que razão, a violência doméstica é considerada uma questão de violação de direitos humanos. Ao consideramos a violência doméstica é a mais discriminada e preconceituosa, em vários estados promover esforços para a mudança de padrões sociais e