Violência baseada no genero
Introdução
A sociedade é uma estrutura organizada, hierarquizada e sistemática que de uma forma ou de outra concede a cada um dos seus membros, quer individualmente ou em colectividade papéis específicos, que a partida deveriam destinar-se ao auxílio e manutenção da ordem que a mesma postula. Contudo, toda esta égide cai por terra quando nos apercebemos da efectivação e proliferação de fenómenos nada ortodoxos que ferem o próprio homem naquilo que ele tem de mais imaculado, a sua dignidade humana.
Mas o problema nem está só ai e tem muito a ver com os papéis, isso quando se constata a incoerência e a discrepância das situações e relações que constituem o âmago da violência. Sob a protecção de subterfúgios afectivos ou parentais a violência camufla-se em núcleos insólitos, denunciando uma assimetria que envergonha a própria sociedade. Estes fenómenos letais são ainda mais exacerbados pelo facto de desmistificarem o cinismo da máxima que enfatiza a incontestável "segurança" propiciada pelo lar e pela família, pois nestes cenários a partida cor-de-rosa escondem-se alarmantes odisseias macabras.
Todavia esta disfunção da conduta humana não se manifesta no seio familiar, ramifica-se também nas esferas públicas com enfoque nas relações profissionais e ainda