violencia baseada no genero
Acção contra a violência
O que é a violência baseada em género
Formas de Violência
Como reagir
Serviços que lidam com a questão da violência baseada em género sensibilização
Normas que tem a ver com a mulher em Cabo Verde
"Atrás de portas fechadas e em segredo, as mulheres são sujeitas a violência por parte dos seus companheiros, estão demasiado envergonhadas e receosas para o denunciarem e quando o fazem, raras vezes são levadas a sério."
ACÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA
O quotidiano da sociedade cabo-verdiana revela a existência de várias formas de violência e uma delas é a violência doméstica que acaba por gerar as outras pois a violência é um comportamento aprendido nos processos sociais entre pessoas, instituições e sociedades
Nesta brochura pretende-se abordar uma das formas de violência mais visível e muito presente no nosso meio: a violência baseada em género, mais precisamente a violência contra a mulher.
A realidade cabo-verdiana dá conta de muitas mulheres vítimas de violência doméstica que sofrem em silêncio, não pedem ajuda e por várias razões não apresentam queixa na polícia. A violência contra as mulheres existe em todos os países e atinge todas as classes sociais. É o sintoma mais visível da desigualdade de poderes nas relações entre homens e mulheres. Essa forma de violência ocorre principalmente na vida privada, dentro do lar e esteve por muito tempo rodeada por um muro de silêncio.
O famoso ditado “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher” expressa esse muro, mas não faz sentido se levarmos em conta que lidamos com uma forma particular e grave de violação dos direitos humanos.
No entanto, hoje, graças às actividades levadas a cabo, um pouco por todo o mundo, por Governos, por organizações de promoção da condição feminina e outras instituições no combate à violência doméstica, o assunto é mais do domínio público, embora continue a ser tabu para muitas famílias.
É necessário retirar o