Violão
VIOLÃO
CLÁSSICO
Volume I
Armando Ferreira
Método de
Violão Clássico
Volume I
Elaborado por
Armando Ferreira
©2009 - Todos os direitos reservados. Probida a reprodução total ou parcial.
Apresentação
I
números são os meios pelos quais os interessados em violão erudito podem iniciar os seus estudos.
Infelizmente, em meio a tantas informações, se perder é quase uma certeza. Para onde caminhar? Esta é uma das perguntas mais frequentes na cabeça de um aluno. Comparando a uma casa, podemos fazer um paralelo de que um bom alicerce fornece segurança para uma boa construção. Da mesma forma, o aluno de violão erudito precisa ser formado em sua base, com material de comprovado êxito, oriundo dos grandes mestres e compositores do mundo violonístico.
Não tenho a pretensão de “reinventar a roda”, apesar de que quando nos permitimos estas loucuras sempre tiramos um bom proveito delas. Apenas tentei resumir um conteúdo programático para o primeiro contato do aluno com o violão erudito, buscando em fontes seguras o material adequado.
Longe de mim neste sentido “inovar” com um método totalmente inusitado. As bases na formação de um violonista erudito sempre são permeadas pelas figuras dos grandes mestres aqui apresentados.
Não preciso dizer que a figura de um bom professor é fundamental; sem ele qualquer método é apenas informação do que se apresenta. Mas o que fazer se surgir uma dúvida? Será que o método poderá ver se estamos com uma postura correta? Se a dinâmica e qualidade dos sons que produzimos está certa? Cada aluno, no bom sentido, é um problema a ser resolvido pelo professor/ orientador, pois cada um em sua individualidade apresenta situações únicas de dificuldades e facilidades no processo do aprendizado.
Para um primeiro momento, apresento neste volume uma introdução sobre a “História do Violão”,
“22 Exercícios Preparatórios” elaborados por mim, “Pequena Biografia dos Grandes Mestres” e “18 Estudos” dos grandes