cvbcvb

1087 palavras 5 páginas
Jucelino

JUCELINO KUBITSCHEK

JUCELINO KUBITSCHEK

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito presidente do Brasil nas eleições de 1955, tendo João Goulart (Jango) como vice-presidente. Assumiu o governo no dia 31 de janeiro de 1956, ficando no poder até 31 de janeiro de 1961, quando passou o cargo para Jânio Quadros.
Na presidência, construiu hidrelétricas, estradas, promoveu a industrialização e a modernização da economia. Um de seus principais feitos foi a construção da cidade de Brasília e instituição do Distrito Federal, que marcou a transferência da capital federal até então no Rio de janeiro em 21 de abril de 1960. Numa era pós-Vargas, seu governo foi marcado por mudanças sociais e culturais como os festivais de música e a moda da bossa-nova.
Em 1966 tentou organizar uma frente pela redemocratização do país, junto com Carlos Lacerda e João Goulart, mas não voltou mais ao poder. Afastou-se da política e dedicou-se ao trabalho como empresário. Morreu em um desastre automobilístico no quilômetro 165 da Via Dutra, nas proximidades de Resende RJ, em 22 de agosto de 1976.

1.1 Plano de metas

No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era cinquenta anos em cinco. Pretendia desenvolver o país cinquenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente, infraestrutura rodovias, hidrelétricas, aeroportos e indústria.

1.1.1 Desenvolvimento industrial

Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito. Abrindo a economia para o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK

Relacionados

  • Cvbcvb
    1091 palavras | 5 páginas
  • cvbcvb
    1638 palavras | 7 páginas