VIOLENCIA
A violência nas escolas tem preocupado o poder público e toda sociedade, principalmente, pela forma como tem aumentado. O conflito é a violência que sempre existiu e sempre existirá, principalmente, na escola, que é um ambiente social em que os jovens estão experimentando, isto é, estão aprendendo a conviver com as diferenças, a viver em sociedade. Os professores estão angustiados, com medo, nunca se sabe o que pode acontecer no cotidiano escolar, os pais preocupados. Não é raro os jornais passarem algumas reportagens sobre agressão nas escolas. Por isso, a urgência que se tornou essencial hoje e que muitos não percebem, é tratar a violência na escola como um trabalho de lucidez quanto ao que estamos fazendo com nosso presente. Para isso, é preciso renovar nossa capacidade de diálogo e propor um novo projeto de sociedade no qual o bem de todos esteja realmente em vista.
Problema
Violência escolar, como minimizar esse problema?
Objetivos concretos
Montagens de peças de teatro, com a participação de todas as turmas;
Realização de ações que envolvam a comunidade escolar em todas as atividades da escola, trançando metas que atraiam os pais e motive-os a se envolver com os projetos das escolas. Justificativa
Cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivos, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores. Por esse motivo, faz-se necessária uma investigação mais consistente das causas dessa violência, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação porque no mundo moderno, as formas incentivadoras de consumismo para crianças e jovens, através dos veículos de comunicação, as mudanças nos valores das famílias e tantos outros problemas, tem causado maiores índices de violência, chegando estes a atingir o âmbito das instituições de ensino.
Se quisermos de fato diminuir a violência, claro que devemos nos engajar na luta contra qualquer tipo de injustiça e de