violencia
1.4.1 GERAL
Realizar ações preventivas no Município de Juscimeira, para que se possa construir e fortalecer a rede de proteção. Chamando a atenção da sociedade para combater o problema. Criar um serviço de diagnóstico e revelação de violência sexual contra crianças e adolescentes integrado a rede de atendimento desta modalidade de violência.
1.4.2 ESPECÍFICOS
Capacitar equipes para identificar precocemente as vítimas dessa violência.
Melhorar o acesso e garantir a qualidade do atendimento aos adolescentes na unidade da família.
Promover a participação dos pais e familiares em uma conversa informal em bairros e associações.
Atender crianças e adolescentes que estejam sob suspeita ou tenham sofrido violência sexual, com o objetivo de diagnosticar e revelar a situação abusiva.
1.5 JUSTIFICATIVA
As situações de violência representam atualmente uma parcela significativa das notificações de violência cometida contra a criança e o adolescente. Os dados indicam que as crianças e adolescentes atingidos são, na maioria das vezes, vitimados por pessoas conhecidas, e/ou parentes.
Trata-se de uma situação que exige muitos cuidados no diagnóstico e na forma de intervenção que demanda cooperação de diferentes instituições e profissionais. A sua ocorrência evidencia um crime e as providências legais daí decorrentes nem sempre favorecem questões psicológicas, sociais e de proteção da criança e da sua família. Desta forma, trabalhar com a violência sexual demanda que os profissionais criem uma rede de atendimento que considere todos os aspectos implicados nesta problemática.
3. METODOLOGIA
Atividade constituída para definir um problema, transformando uma ideia em ação, analisando e assim seguindo passos para solucionar a questão pesquisada. No momento em que fui realizando essa pesquisa, desenvolvi uma série de material para aprofundar os meus conhecimentos neste estudo.