Violencia escolar e familiar
FACULDADE DE AFONSO CLÁUDIO
3º PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: SEMINÁRIO
PROFª: TATIANE
ALINE DE OLIVEIRA
IVANI VICENTE DE AMORIM
LÚCIA REGINA DA ROCHA
NILCIELHA GOMES KLEM
NILZELY RODRIGUES DE ARRUDA
VERÔNICA Mª ZANELATO SILVA
VIOLÊNCIA FAMILIAR E ESCOLAR
AFONSO CLÁUDIO
2010
ALINE DE OLIVEIRA
IVANI VICENTE DE AMORIM
LÚCIA REGINA DA ROCHA
NILCIELHA GOMES KLEM
NILZELY RODRIGUES DE ARRUDA
VERÔNICA Mª ZANELATO SILVA
VIOLÊNCIA FAMILIAR E ESCOLAR
AFONSO CLÁUDIO
2010
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado a problemática da violência familiar e escolar e suas consequência na sociedade. Violência é um problema social e, que é hoje uma das principais preocupações da sociedade Como exemplo, podemos considerar que o termo violência pode ser empregado tanto para um homicídio quanto para maus - tratos emocionais, verbais e psicológicos. Na esfera conjugal manifesta-se com freqüência através dos maus - tratos; ao submeter à mulher apráticas sexuais contra a sua vontade; isolamento social; a intimidação. No ambienteprofissional observa-se a presença de assédio moral.
Televisão
A televisão tem sido tema de muita discussão em relação as cenas de violência realísticas. Muitas vezes, quase simultaneamente, expõe em suas programações, nos telejornais, telenovelas e seriados. A grande infiltração da televisão em todos os lares pode rapidamente difundir alguns dos tipos de violência.
A violência doméstica é considerada atualmente uma agressão física que acontece no lar, ao companheiro ou companheira, às crianças ou adolescentes, conforme observa Ballone
(2006). É importante também ressaltar que a violência doméstica é um dos fatores que levam centenas de crianças e adolescentes a irem às ruas e abandonarem seus lares e a sala de aula.
A problemática da violência doméstica é um fato que está diante de nós, inclusive dentro das instituições escolares. É tarefa de todos