Violencia doméstica
As mulheres em toda sua trajetória nunca foram reconhecidas. Sempre tratada como parte da história do homem, se submetendo as mais absurdas ações machistas, não tendo direito a nada e somente deveres. Podendo afirmar então, diferente do homem, a mulher não teve sua história, simplesmente foram uma prolongação da história do homem. Pra melhor esclarecimento, não faz muito tempo que a mulher começou a conquistar seu espaço na sociedade, podendo afirmar que o abuso das mulheres e sua agressão por muitas vezes confrontar com seus opressores já vem de longa data.
Podemos ressaltar alguns fatos em que a mulher vitimada revidou a agressão, lembrando que as agressões nem sempre é consumada em domicílio, mas também em locais de trabalho ou lazer.
O exemplo, uma jovem de 25 anos foi encaminhada para a delegacia de Campo Mourão após esfaquear o ex-marido, de 23 anos. O caso ocorreu por volta das 20h do dia 30/12/2012 na Rua Silvério Farago, no Centro da cidade. Segundo a Polícia Militar, Alynne Maria de Oliveira contou que estava cortando carne em casa, quando o ex,Weber Santiago apareceu e a agrediu. Quando ela tentou ligar para a PM para pedir socorro, ele desferiu chutes, socos e empurrões contra ela. Para se defender, Alynne teria pegado uma faca e atingido o ombro de Weber. Ele teve que ser atendido pelo Siate e encaminhado, sem risco de morte, ao Pronto-socorro da cidade.
Uma outra situação de ameaça onde houve uma grande eminencia de fatalidade, um idoso foi detido após ameaçar de morte à esposa, utilizando uma arma, na noite do dia 27/12/2012, em Cambé (16 km de Londrina). A ocorrência foi registrada na residência do casal, localizada no Conjunto Novo Bandeirante. De acordo com dados da Polícia Militar, por volta das 21h, a equipe foi