Violencia domestica
Dependência Emocional da Mulher
2- DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Dependência Emocional da Mulher dentro do seu núcleo familiar
3- PROBLEMA:
Qual a motivação , as características e os fatores que levam a dependência feminina nos relacionamentos afetivos em seu núcleo familiar de formação (pais e filhas) bem como com seus parceiros (namorados ou cônjuges)?
4- HIPÓTESE DO ESTUDO:
A dependência pode ter suas raízes no núcleo familiar, quando ainda criança, a menina não se sente amada o bastante crescendo com um vazio emocional, sentindo falta de algo que a possa fazer feliz e pode crescer exagerando em vários sentidos, criando dependências emocionais, alimentares, sexuais, com entorpecentes e outras mais.
Quando a pessoa se sente incompleta, busca por elementos exteriores que possam saciar o “vácuo” que sentem dentro de si.
A mulher que desenvolve a dependência emocional precisa sentir que o outro também depende dela e por isso geralmente se envolve com pessoas problemáticas para se sentirem úteis, criando para si falsa expectativa de que é fundamental para o outro que tenta criar formas de que o outro não viva sem ela.
Assim como em outros casos de dependência, é necessária uma desintoxicação realizada por meio de análise terapêutica para que a mulher compreenda que é necessário encarar a vida e ter a noção de que é capaz de viver e sobreviver a qualquer rompimento de laço ou relação.
5- OBJETIVOS: 5.1- OBJETIVOS GERAIS:
Buscar entre as mulheres emocionalmente dependentes a possibilidade de estar repetindo padrões familiares, possibilitando tanto o conhecimento de conteúdos internos destas mulheres , quanto a história de suas famílias de origem.
5.2- Objetivos Específicos: a) Definir e compreender a dependência emocional b) Investigar o funcionamento das famílias de origem c) Fazer uma ligação da maneira como foram criadas e a maneira como se relacionam com seus companheiros d) Identificar o