violencia contra a ulher
INSTITUTO CAMILO FILHO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
IOLANDA MARIA DE MORAES ALVES
PRE PROJETO DE PESQUISA
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: proteção pela lei Maria da Penha, com ressalva para a luz da lei
TERESINA
2013
IOLANDA MARIA DE MORAES ALVES
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: proteção pela lei Maria da Penha, com ressalva para a luz da lei
Pré-Projeto de Pesquisa apresentado com à exigência Disciplina Fundamentos Teóricos Metodológicos da Pesquisa Social, ministrada a pela profa. Ms. Marfisa Martins Mota de Moura, no curso de Serviço Social, corresponde a Terceira avaliação
TERESINA
2013
SUMÁRIO
INTROCUÇÃO
1TEMA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
2.PROBLEMA
2.1 HIPOTESE
3 JUSTIFICATIVA
4 OBJETIVO GERAL E ESPECIFICO
5.FUNDAMENTOS TEÓRICOS
6 METODOLOGIA
10 REFERÊNCIA
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho constitui-se de um pré-projeto de pesquisa com o tema de Violência contra a mulher: proteção pela lei Maria da Penha, com ressalva para a luz da lei, pesquisa de revisão da literatura do tipo narrativo.
A violência está associada à forma como a sociedade organiza, distribui os seus bens e serviços e constrói seus valores e normas. É representada pelas ações de indivíduos ou grupos e causa danos físicos, emocionais, morais e espirituais a outros, podendo assumir vários tipos (BRASIL, 2001).
A violência deixa marcas permanentes na vida das mulheres passando a sentirem-se margeadas de medo e vergonha, sem amor próprio, sentindo-se um membro excluído da sociedade para viver no seu próprio mundo, contrariando as condições essenciais para o crescimento social que é o princípio de liberdade e justiça (REZENDE, 2007).
A lei Maria da Penha nº 11.340 de 07 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal,