VIOL NCIA NOS DIAS ATUAIS
Hoje a violência é um dos principais problemas que atinge a população brasileira. E muitas pessoas com medo acabam ficando presas em suas próprias casas.
O dicionário define violência como o constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer um ato qualquer, veemência, abuso da força, tirania, opressão. Mas por que será que o Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo?
A violência se apresenta nas mais diversas configurações e pode ser caracterizada como violência contra a mulher, a criança, o idoso, violência sexual, política, violência psicológica, física, verbal, dentre outras.
Com 3% da população mundial o Brasil concentra 9% dos homicídios cometidos no planeta; Os homicídios por sua vez, cresceram 29% na década passada e entre os jovens esse crescimento foi de 48%.
Os principais fatores que desencadeiam a violência no Brasil têm sido a desigualdade social, o desemprego, a miséria e a fome. Além desses, também devemos levar em consideração outros fatores como a precariedade do sistema educacional, saúde, habitacional etc. Todos esses, contribuem para gerar uma insatisfação, sensação de injustiça e impunidade, que na maioria das vezes se tornam um gatilho para a prática de algum tipo de violência.
Combater a violência através de medidas repressivas é tema que ainda provoca muita polêmica. Muitos acreditam que a violência tem de ser atacada “em suas raízes”: a miséria, a pobreza, a má distribuição de renda, o desemprego. Investir em policiamento e na repressão ao crime só serviria para “gerar mais violência”.
Em nossa cidade (Marí) esta realidade não poderia ser diferente, nos últimos tempos temos presenciado e vivenciado cenas terríveis que mais parecem cenas de guerra ou de uma grande metrópole que não condizem com uma cidade com mais ou menos 21 mil habitantes, são assassinatos dos mais variados e das piores formas, roubos, assaltos (recentemente ao Banco do Brasil,