Como Abrir Uma Pousada No Brasil
Inspiradas nas hospedarias do passado, as pousadas são a versão contemporânea daqueles estabelecimentos em que se pode conjugar o aconchego de um lar à isenção de tarefas domésticas proporcionadas pelos hotéis. Elas são fenômenos razoavelmente recentes, mas já estão presentes na maioria das cidades de pequeno e médio porte com vocação turística. Representam alternativa de hospedagem mais acessível, sem que isso signifique ausência de conforto ou charme. Ao contrário, charme, conforto e personalidade são os primeiros pontos em que o empreendedor da área deve investir. As pousadas mais requisitadas têm em comum o respeito às tradições da hospitalidade, integradas a modernos conceitos de conforto e serviços. Tudo pelo prazer de bem receber.
Até alguns anos atrás, hospedagem com conforto, requinte e boa comida eram sinônimos de cidade grande no Brasil. Os novos refúgios, que agora oferecem bem mais que isso, seguem uma tendência nacional e internacional.
Figura 1. Uma tipica pousada do litoral Brasileiro.
O que é preciso para abrir uma pousada no Brasil
Para que uma pousada no Brasil possa ter possibilidades de successo, é preciso ter os seguente fatores:
- Localização. A localização é muito importante porque os clientes procuram lugares bonitos, arborizados, perto de rios, lagos ou do mar, além de silêncio, calma, paz e aconchego. A facilidade de acesso e infraestrutura da região também são aspectos que devem ser levados em consideração por parte do empreendedor.
- Estrutura. E' importante procurar orientação especializada na definição dos espaços por um engenheiro ou um arquiteto que podem definir o correto aproveitamento do espaço e linha de decoração. O número de quartos que uma pousada comporta varia entre 06 e 16 apartamentos, isso em áreas que vão de 720 m² a 3 mil m².
- Equipamentos
Os equipamentos básicos são: 1. Utensílos para cozinha; 2. Móveis (poltronas, camas, armários, etc.); 3. Eletroeletrônicos e eletrodomésticos; 4.