Viol ncia Dom stica contra a Mulher
Tema: Violência doméstica contra a mulher.
Professor coordenador: Jorge Albernaz
Discentes: Ana Carolina Paes Andrade Camila Rodrigues Sousa Gisele Cortes Braz de Oliveira Leici Ane Chaves Da Silva Márcio Rafaela Rosita Naves de Ávila Thalisson Ribeiro de Deus Weverton Jesus Souza Rosa
Faculdade Pitágoras – 5º Período – matutino
Resumo
“A violência contra as mulheres resulta da socialização machista. Dada sua formação de macho, o homem julga-se no direito de espancar sua mulher. Esta, educada que foi para submeter-se aos desejos masculinos, toma este “destino” como “natural”.
As mulheres não são cúmplices da violência. São concebidas como vítimas, porém também como sujeito dentro de uma relação desigual de poder com os homens. As mulheres se submetem à violência não porque consintam: elas são forçadas a ceder porque não têm poder suficiente para consentir.”
(SAFFIOTI, 1987, apud SANTOS; IZUMINO, 2005, P.6)
O presente trabalho teve por tema principal“ A violência doméstica contra a mulher”.
Analisamos aspectos teóricos, práticos, bem como auxílio em bibliografias diversas e pesquisas de campo, a fim de obter dados consistentes sobre o tema e enriquecimento pessoal a respeito, já que somos futuros operadores do Direito, sendo também este um tema relacionado à grande parte das áreas do Direito. Pudemos ir além da teoria, do achismo, do “ouvi falar”, e vivenciamos uma realidade que todos os dias vitimiza mulheres, deixando sequelas profundas por toda a vida.
Violência doméstica contra a mulher
Há vários tipos de violência. Nem todos os tipos são reconhecidos pelo Estado como tal. A seletividade do sistema penal