Relatorio Sociologia Durkheim
Carlos Henrique Rengel Mosquete
Relatório Individual
Assunto: Émile Durkheim
São Paulo
2012
Carlos Henrique Rengel Mosquete
Relatório Individual
Assunto: Émile Durkheim
Trabalho apresentado à disciplina Sociologia, ministrada pelo Profº Acácio Augusto, como requisito parcial para a obtenção da média final.
São Paulo
2012
Introdução
Este trabalho tem por intuito resumir pontos-chave dedicados a obra do sociólogo Émile Durkheim, tratando dos pontos discutidos em aula e como forma de mostrar o entendimento sobre o assunto.
Émile Durkheim viveu em uma época de extremas revoluções no ambiente francês. Na verdade, não só é impossível entender os conceitos teóricos e toda a formação intelectual sem entender o contexto social no qual ele viveu, assim como pode se afirmar que sua visão e análise sobre a época e construção da sociedade moderna, principalmente capitalista, se deram em base do que ele presenciou nesse momento, ou seja, somente com o entendimento da época em que Durkheim viveu é que é possível desenvolver, entender e perceber como funcionou o pensamento e as bases para a análise de Durkheim sobre sua realidade.
Ele partiu da iniciativa, ao criar suas bases de estudo, que as ciências só podem ser criadas quando não há ponto de estudo para um determinado objeto. Ele via isso nos estudos sobre a sociedade que se formava em seu tempo.
Ele é francês, nasceu em Épinal, em 1958. Presenciou diversos processos revolucionários que tiveram início com a Revolução Francesa (1789), assim como revoluções voltadas ao período napoleônico que procuraram espalhar os ideais burgueses na França, a Primavera dos Povos, a Revolução de 1830 (que derrubou o rei Carlos x do poder), além da comuna de Paris (1871). Após esse período revolucionário, percebeu-se a instauração de um período de paz (Belle Epoque), mas considerado uma paz armada, em preparação iminente a guerra (até o início da Primeira Guerra Mundial). Foi