Vinícius de Moraes
Contexto Histórico o Segunda fase do modernismo; o Ditadura de Getúlio Vargas; o 2ª Guerra Mundial; o A geração de 30 e 45, voltam-se para questões universais do homem e para os problemas da sociedade capitalista.
Biografia o Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes, nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, RJ; o Era filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, funcionário da prefeitura, poeta, violonista amador, e de Lídia Cruz de Moraes, pianista também amadora; o No Brasil, estudou em escola de elite e se formou de Direito, depois foi para Londres, estudar Literatura, em Oxford; o Foi poeta, diplomata, cantor, compositor, crítico de cinema, sambista e um dos criadores da bossa-nova; o Casou-se nove vezes; o Vinícius de Moraes Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 09 de
Setembro de 1980.
Vinícius de Moraes
CRONOLOGIA DA VIDA E OBRA
Principais Obras o A obra de Vinícius de Moraes, conforme ele mesmo afirma no prefácio de sua Antologia poética, divide-se em duas fases que traduzem posturas diferentes frente à vida e à criação lírica. o Ariana, a mulher (1936); o Novos poemas (1938); Cinco elegias (1943); o Poemas, sonetos e baladas (1946); o Orfeu da Conceição (teatro-1956); o Livro de sonetos (1957); o Para viver um grande amor (crônicas-1962).
Características o Moldes clássicos e linguagem comum; o Inicialmente foi um poeta místico-religioso, típico do
Neossimbolismo, com as abstrações, levezas e inefabilidades de costume; o Passagem do metafísico para o físico, do espiritual para o sensual, do sublime para o cotidiano; o Poemas de indignação social; o Culto ao amor; o Mulher amada ou desejada.
Curiosidades o Infância; o Primeiro poema; o Casamentos; o Quase morte; o Parceria com Baden Powell; o Profissões; o Viveu a vida ao máximo.
Curiosidades o Infância; o Primeiro poema; o Casamentos; o Quase morte; o Parceria com Baden Powell; o Profissões; o Viveu a vida