Vinicius lanza
INTRODUÇÃO
1.
Conceitos
- Genética: Ramo da Biologia que estudo a herança biológica ou hereditariedade. É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras.
- Hereditariedade: Transmissão de características de pais para filhos ao longo das gerações.
- Gene: Possui duas definições: - Genética clássica: Unidade fundamental da hereditariedade - Genética moderna: Pedaço de DNA que codifica uma proteína
- Cromossomos Homólogos São cromossomos que apresentam genes para as mesmas
características para as mesmas posições. Um homólogo veio do pai e outro da mãe.
- Genótipo É a constituição gênica do indivíduo, isto é, são os genes que possui no núcleo das células e que foram herdados dos pais.
- Fenótipo São as características (morfológicas, fisiológicas ou comportamentais) manifestadas por um indivíduo. O fenótipo é determinado pelo genótipo mas pode ser modificado pelo ambiente, desta forma, o fenótipo é a interação do genótipo com o meio ambiente.
Exemplo: Gêmeos idênticos em que um foi criado na praia e se tornou salva vidas e o outro foi criado no interior e se tornou bancário, os dois possuem o mesmo genótipo, mas fenótipos diferentes.
2.
Onde está o material genético?
Figura 1. Material genético no núcleo da célula
Nos seres eucariontes o material genético se localiza no núcleo da célula, este material genético é o DNA (Figura 1). O DNA pode ser encontrado na forma de cromatina, que é um filamento de DNA descondensado, localizado no núcleo da célula que não está em divisão. Quando a célula inicia seu processo de divisão (mitose ou meiose), esses filamentos se condensam e passam a ser chamados de cromossomos. Assim, cromatina e cromossomo são constituídos pelo DNA, o que diferencia uma da outra é a estrutura, a forma em que se encontram (Figura 2).
Figura 2. Visualização da cromatina, cromossomo, DNA e genes.
3. Processos de duplicação, transcrição e tradução -