Vinicius de moraes
EXPRESSIVO
Vinícius de Moraes
Tamires Giacomin
XANXERÊ (SC), 16/05/12
Sob a supervisão da mestra professora Giovana Reis Lunardi, na disciplina de literatura, fomos instruidos a estar realizando um trabalho de pesquisa sobre a vida e obras do poeta Vinicius de Moraes. Tal trabalho terá como objetivo o conhecimento mais aprofundado de Vinicius fazendo relaçao direta com o periodo literario em estudo denominado modernismo, em sua segunda geração. Dois poemas de escolha da dupla terão sua análise apresentada aqui e também declamada para a turma no café literario da 18-05 aonde acontecerá a entrega do mesmo.
Vinicius de Moraes sempre envolveu á todos pela elevada inspiração liríca no tratamento dos mais variados temas, inclusive o social. Popularmente é conhecido como o ‘’poeta da mulher’’ e do amor, mas foi também cronista. Escreveu para o cinema e foi parceiro de inumeras letras de musicas. Os poemas que encantaram e encantam a todos, o jeito com que escrevia, a maneira que conseguia atraves das palavras passar a emoçao, contagiar o leitor, fazendo com que não conseguise parar de ler, apena ele conseguia tal merito. ‘’A poesia é fruto da vida de cada um’’(Vinicius de Moraes)
* Biografia Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes (1913-1980), cronista, diplomata, teatrólogo e roteirista carioca, destacou-se foi mesmo na poesia e na música. Apesar de um começo de preocupações mais místicas, mas depois foi expressando sua inquietação com mistério e um fino humor, valorizando a naturalidade do amor humano e a beleza das relações amorosas. Alguns de seus versos também tinham certo cunho político, o que geralmente lhe deixava em maus lençóis frente a seus colegas de diplomacia. Apesar de grande poeta, é na música que Vinícius de Moraes realmente se destaca e é imortalizado. Pertence à Segunda fase do Modernismo Em 1913: nasce, em meio a forte temporal,