Vinho
Hematologia e Banco de Sangue
Principais Anemias
Discente: Hélvia Fernanda Britto Turma: BMD4AM
Docente: Ísis Vergne
Principais anemias
Anemia Ferropriva
A deficiência de ferro é acompanhada por diminuição da hemoglobina, o que leva à sintomatologia anêmica devido à falta de oxigenação nos tecidos. O hemograma mostra quase sempre uma morfologia dos eritrócitos com microcitose e hipocromia, bem como a presença de formas variadas de eritrócitos (poiquilocitose).
É a mais comum de todas as anemias. O ferro é um nutriente essencial ao organismo, associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo.
Causas: carência nutricional de ferro; Insuficiente absorção de ferro ingerido devido à problemas alimentares (forma errada de interagir os alimentos, de forma que a absorção do ferro ingerido seja prejudicada) ; Enfermidades tais como síndrome da má absorção, verminoses, doenças gastrointestinais, miomas, ou qualquer outras enfermidades que causam hemorragias, ocasionando perdas progressivas de ferro; Parasitoses intestinais, ou durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Qualquer pessoa pode desenvolvê-la, se não receber a quantidade adequada de ferro na dieta ou tiver dificuldade de absorção, que ocorre, sobretudo nos intestinos e pode ser mais eficiente quando associada à ingestão de vitamina C e proteínas.
Sintomas: palidez, cansaço, falta de apetite, apatia, palpitações e taquicardia. Nos estágios mais avançados da doença, ocorrem alterações na pele e nas mucosas, nas unhas e nos cabelos, que se tornam frágeis e quebradiços. Em crianças, a anemia ferropriva pode afetar o crescimento, a aprendizagem, e aumentar a predisposição a infecções.
A anemia ferropriva é considerada uma endemia em expansão no mundo e em nosso país, afetando todos os segmentos sociais e atingindo especialmente as crianças menores de