Biologia e geologia
A sobrevivência da humanidade dependerá no próximo milénio da nossa capacidade de entender os princípios básicos da ecologia como: interdependência, reciclagem, parceria, flexibilidade, diversidade,...
Produção de resíduos
Hoje em dia, vivemos numa sociedade de consumo e como tal esbanje muitos materiais. Estas circunstâncias levantam enormes problemas para o armazenamento dos resíduos e para reduzir os seus efeitos sobre o ambiente. Quanto maior é o número de habitantes, maior é a produção de resíduos. Os detritos biodegradáveis podem ser transformados pelos microorganismos em substâncias novamente utilizáveis. Porém grande parte dos resíduos, como, por exemplo, os plásticos, automóveis, vidros, latas, etc., não são degradáveis, são usados em grandes quantidades e vão sendo acumulados no ambiente. Apesar de não existir uma solução perfeita, simples, barata e 100% correcta sob o ponto de vista ecológico para não poluir, devemos tentar reduzir o consumo dos materiais que usamos na actualidade.
Ocupação de Áreas de risco Áreas de risco são regiões onde é recomendada a não construção de casas ou instalações, pois são muito expostas a desastres naturais, como desabamentos e inundações. Essas regiões vem crescendo constantemente nos últimos 10 anos, principalmente devido à própria acção humana. São áreas consideradas inapropriadas para habitação por estarem sujeitas a forças da natureza. Por exemplo, margens de rios sujeitas a inundação, florestas sujeitas a incêndios, beiras de barrancos ou montanhas com risco de desmoronamento ou deslizamento de terra.
Regiões Metropolitanas
Levantar informações e conhecimentos sobre as principais características do meio físico e suas respostas