Villa dall ‘Ava
O edifício Villa dall’Ava, foi construído cm I 991 em St. Cloud (Paris, França). A casa tem diversos vãos que permitem uma relação quase direta entre o interior e o exterior. Interessante também é o jogo de volumes e sua organização funcional. A construção é erguida na ladeira de uma colina que desce até à margem do Sena, ao Bosque de Bolonha e à malha urbana de Paris, coabita, na zona residencial de Saint Cloud, com as casas do século XIX e com urna paisagem amena e silvestre.
Nesse contexto, o cliente sugeriu urna casa de vidro, dividida em dois blocos, um para o casal e outro para a filha, com uma piscina na cobertura. Desejavam igualmente poder contemplar Paris do Solário onde ficaria instalada a piscina. A fim de proteger a moradia, o arquiteto preparou o terreno por forma a criar uma barreira com a vegetação local e a tirar partido dos desníveis naturais da encosta. Por fim. o conjunto fragmentou-se em três partes: o jardim em declive, o volume construído e o acesso à garagem, efetuado a partir de uma abertura para a rua, ou seja é composto em três partes: um jardim em declive, o volume principal da casa de campo, a garagem para a rua com acesso por uma cavidade. Eles juntaram com a piscina uma estrutura de concreto envolvendo o pavilhão de vidro.
Com vista ao melhor aproveitamento possível do piso do edifício, este foi dividido em três setores: um corpo principal envidraçado com as zonas de estar, a sala de jantar e a cozinha e outros dois corpos importantes, correspondentes às dependências dos pais e da filha.
Estes volumes de quartos, perpendiculares ao espaço central, implantam-se em direções opostas para proporcionarem aos seus ocupantes uma boa vista sobre a cidade.