villa alem
O arquiteto suiço valerio olgiati desenvolveu ideias em seu estudio de arquitetura de flims no meio dos alpes. A localização pode parecer meio fora de onde se normalmente esperaria de um estudio de arquitetura internacional, mas flims não é rural mas sim um centro de esqui para turismo no inverno.
Viver e trabalhar aparte desta rapida mudança de modas arquitetonicas é uma qualidade nos trabalho de olgiati.
Isto o permite se concentrar independente e desenvolver uma arquitetura única. Único na essencia qu olgiati enfatiza o espaço e a estrutura.
O resultado do processo de design de olgiati é surpreendente para quem vê. A fisicalidade radical que seus edificios retratam é diferente aos vistos na arquitetura contemporânea. Eu lembro, quando visitei sua escola secundaria em paspels (1998) um tempo antes de graduar, eu fiquei maravilhado com a atitude natural da construção em situ e a complexidade espacial inesperada.
É um arquitetura atemporal, a construção convence que a ve com sua presença quase auto evidente. A escola secundaria fica do outro lado da rua da escola primaria, em um campo. Ao esticar a disposição em duas diagonais finais olgiati deslocou o eixo paralelo em uma perspectiva um pouco diferente. De fora a construção ainda parece retangular mas por dentro uma experiencia dinamica. Não se espera tanto espaço dentro dentro de um volume reduzido. Luz de fora que vem do campo reflete numa forma de corredor assim trazendo cores sazonais no volume de concreto. As proprias classes se cobrem em madeira para refletir algo tradicional e aquecedor e assim da aos olhos um lugar pessoal. Por dentro é uma rica brincadeira de luz, cores, espaço e materialdade.
Ideia do projeto como em espinha dorsal
Valerio olgiati se vê como um autor em seu pensamento arquitetonico, procurando pelo “como”. Cada tarefa é solvida de um jeito único e requere sua propria solução. Ele não trabalha com o “processo emocional do projeto” de