Tecnologia
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Rodrigo Oliveira Xavier
I. Introdução
A evolução tecnológica está causando um forte impacto em todas as áreas da ciência. Em uma sociedade globalizada, onde a tecnologia alcançou um avanço até então nunca visto devido ao fácil acesso a informação a competitividade empresarial se torna inevitável, impulsionando gestores a solicitarem sistemas de informações para otimizar os processos internos e externos da empresa mas para que esse software atenda a todas expeditivas é necessário que a primeira fase do desenvolvimento seja feito com muita competência, um levantamento de requisitos bem elaborado garante uma estimativa de prazo e custo de desenvolvimento e um software que atendera as necessidades da organização.
II. Contexto e Definições de Requisitos e Engenharia de Requisitos
Antes de definir o processo de Engenharia de Requisitos, inicialmente, é fundamental definir o que são requisitos.
Para Alencar (1999) requisito é um conjunto de descrições de como o sistema pretendido deve se comportar, ou um conjunto de propriedades, de atributos do sistema ou limitações do próprio processo de desenvolvimento do software. Requisito pode ser definido como “algo que um cliente necessita”. Entretanto do ponto de vista do Engenheiro de software, requisitos pode ser definido como “algo que necessita ser projetado”. (MACAULAY, 1996).
Conforme Chichinelli e Cazarini (2003) requisito é uma condição ou uma capacidade que deve ser alcançada ou possuída por um sistema ou componente do sistema, para satisfazer um contrato, um padrão, uma especificação ou outros documentos impostos formalmente. Os requisitos refletem as necessidades dos clientes e usuários de um sistema. Eles devem incluir: justificação para a construção do sistema; o que é pretendido que o sistema faça e quais as restrições de projeto a serem observadas (KATONYA; SOMMERVILLE, 1995).
III. Requisitos Funcionais e não