Vila nova
3
ORGANIZAÇAO SOCIAL E OBJETO DA SOCIOLOGIA
Para a Sociologia, como já observamos, é insuficiente a sua definição como estudo científico da sociedade humana. Se é precisamente à Sociologia que cabe definir a sociedade, tal definição pode comportar uma variedade de sentidos diversos e contraditórios, a depender do modo como se concebe o objeto próprio desta ciência. A .conceJ2ção .do objeto da Sociologia, por seu turno, decorre da resJ2ostaques·e dê à questão sobre () que torna possível a organização social das relações entre os homens. ResJ20ndida esta questão, está resolvido o problema da delimitação do campo de investigação e explicação da Sociologia. A_~radição da teoria sociológica possui três respostas clássicas - no sentido de consagradas - a esta questão: a de Émile Durkheim (18581917), a deMax Weber (1864-1920) e a de Karl Marx (1818-1883). Isto não quer dizer que existem três sociologias, porém que esta ciência compreende matizes de interpretação teárica dos fenômenos que ela estuda. Para Émile Durkheim, a organização social é possível graças ao consenso .óíi consciência coletiva, e a Sociologia deve estudar o que ele concebeu coÍno· "fatos sociais". Max Weber enfatiza os aspectos subjetivos e simbólicos das relações sociais, e delimita o campo de estudo da Sociologia oentro da sua noção de "ação social". Karl Marx concebe a organização social como resultante das relações de produção entre os homens, e toma as relações de classe como o objeto próprio da Sociologia.
Em seu livro As Regras do Método Sociológico,l Durkheim registra as suas formulações básicas quanto à concepção especificamente sociológica da sociedade, ao campo de estudo da Sociologia e ao método apropriado à investigação científica dos fenômenos sociais.
DE acordo com a sua concepção: "A sociedade não é simples soma de indivíduos, e sim sistema formado pela associação, que representa uma realidade específica com seus caracteres próprios.