Vigorexia
Yanka Kelly Morais de Azevedo
Vigorexia: revisão dos aspectos atuais deste distúbio de imagem corporal.
A Vigorexia também conhecida como Dismorfia Muscular e Anorexia Nervosa Reversa, foi recentemente descrita como uma variação da desordem dismórfica corporal e enquadra-se entre os transtornos dismórficos corporais (TDC). A Dismorfia Muscular envolve uma preocupação de não ser suficientemente forte e musculoso em todas as partes do corpo, ao contrário dos TDC's típicos, que a principal preocupação é com áreas específicas.
A influência da mídia, sociedade e meio esportivo de que corpos perfeitos são sinônimos de beleza e sucesso, vem acometendo homens e mulheres para o desenvolvimento de transtornos alimentares.Essa preocupação excessiva com o corpo, a prática de dieta inadequada e uso indiscriminado de esteróides anabolizantes, estão sendo cada vez mais adotadas por homens e mulheres que apresentam distorção da imagem corporal.
É de extrema importância identificar e orientar o grupo de risco para o desenvolvimento de distúrbios alimentares, através de profissionais especializados como nutricionistas, psicólogos, médicos e treinadores para o sucesso do tratamento, visando o bem estar físico e mental destes indivíduos. Poucos estudos têm sido realizados para caracterizar adequadamente as alterações no consumo alimentar de indivíduos com Vigorexia, o que dificulta a abordagem e o tratamento nutricionais.
Treinadores, técnicos e a equipe interprofissional devem ser sensibilizados em relação aos problemas que podem ser desenvolvidos em relação à saúde física e psicológica de atletas e desportistas, buscando identificar possíveis distorções comportamentais, a fim de evitar ou minimizar a ocorrência da Vigorexia.
Referencia bibliografica: Tatiana Pimentel Pires de Camargo; Sarah Passos Vieira da Costa ; Laura Giron Uzunian; Renata Furlan Viebig. A Vigorexia
Rev. bras. psicol. esporte v.2 n.1 São Paulo jun. 2008