Vigoitsky

4444 palavras 18 páginas
As relações entre Pensamento e Linguagem

Um primeiro ponto abordado dentro dos trabalhos de Vygotsky foi a relação entre pensamento e linguagem. No momento histórico em que Vygotsky aborda esse ponto, a unicidade da consciência é vista pela Psicologia como um invariante. As formas como as funções psíquicas se relacionam entre si não mudam e, por conseqüência, podemos estudar cada um dos componentes da consciência de forma isolada. Esse é o primeiro ponto onde Vygotsky se insurge contra as teorias vigentes no seu tempo apontando para o fato de que as funções da mente não são invariantes e mudam. Logo, há que se ressaltar o caráter de interdependência das funções psíquicas.

Nos estudos anteriores ao trabalho de Vygotsky, a posição teórica de que falamos havia levado ao estudo da linguagem e do pensamento como processos independentes e não relacionados. Como conseqüência dessa postura teórica duas possibilidades se apresentavam quando do estudo do pensamento e da linguagem pelos psicólogos: a primeira leva à fusão desses dois processos, pela sua identificação, e pela segunda, os psicólogos eram levados a segregar os dois processos em compartimentos estanques e não relacionados. Para Vygotsky, a origem dos erros apontados acima está na metodologia utilizada nos trabalhos anteriores, com ênfase na dissociação em elementos componentes. Vygotsky vai de encontro a essa posição apontando que, sob o ponto de vista metodológico, o correto é a análise em unidades:

Com o termo unidade queremos nos referir a um produto de análise que, ao contrário dos elementos, conserva todas as propriedades básicas do todo, não podendo ser dividido sem que as perca. A chave para a compreensão das propriedades da água são as suas moléculas e seu comportamento, e não seus elementos químicos. A verdadeira unidade da análise biológica é a célula viva, que possui as propriedades básicas do organismo vivo
(PL 4).

Mas qual seria a unidade básica do pensamento verbal?

Relacionados