Segurança do trabalho
Objetivo:
Aprender a reconhecer e responder aos incidentes de segurança.
O que é um incidente de segurança?
Para simplificar, um incidente de segurança poderia ser definido como qualquer fato ou evento que você acredite que poderia afetar sua segurança pessoal ou a segurança de sua organização.
Os incidentes de segurança podem consistir, por exemplo, em ver o mesmo veículo suspeito estacionado em frente a seu escritório ou sua casa durante vários dias; que o telefone toque à noite e ninguém responda, que alguém esteja fazendo perguntas sobre você numa cidade ou povoado vizinho, um furto em sua casa, etc.
Mas, nem tudo representa um incidente de segurança. Por isto, é preciso registrá-lo, tomando nota do fato, para logo analisá-lo, se possível, com companheiros, e poder estabelecer se realmente poderia afetar a sua segurança. Ao chegar a este ponto, você poderá reagir face ao incidente. A seqüência de eventos é a seguinte:
Você detecta algo→ se dá conta de que poderia se tratar de um incidente de segurança→ registra-o/ compartilha-o→ é analisado→ estabelece que se trata de um incidente de segurança → reage como melhor lhe convém.
Ainda que o tempo apresse este processo, você deve seguir igualmente esta seqüência, apenas de modo mais rápido do que o habitual para evitar atrasos.
Como distinguir os incidentes de segurança das ameaças:
Se você está esperando um ônibus e a pessoa ao lado o ameaça por causa de seu trabalho, isto – à parte de ser uma ameaça – constitui um incidente de segurança. Mas se você descobre que um carro de polícia está vigiando seu escritório desde o outro lado da rua, ou roubam seu celular, estes são incidentes de segurança, mas não necessariamente ameaças.
Lembre-se: as ameaças têm um objetivo, e os incidentes simplesmente ocorrem. Todas as ameaças são incidentes de segurança, mas nem todos os incidentes de segurança são ameaças.
Por que os incidentes de