Vigilância em Saúde
Caroline Silva Alves
Fernanda Emi Amemiya
Epidemiologia, um marco referencial
Epidemiologia é o estudo estatístico dos fenômenos relacionados à saúde/doença, assim como de suas causas e consequências. Diferente da clínica, a epidemiologia abrange o âmbito de populações e é aplicada no controle de problemas de saúde pública. O método epidemiológico é o próprio método científico aplicado à saúde da população, que está intimamente ligada à saúde dos animais.
Vigilância Epidemiológica
Segundo o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde:
(saude.gov.br)
“A vigilância epidemiológica tem como propósito fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida. [...] São funções da vigilância epidemiológica:
• coleta de dados;
• processamento de dados coletados;
• análise e interpretação dos dados processados;
• recomendação das medidas de prevenção e controle apropriadas;
• promoção das ações de prevenção e controle indicadas;
• avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
• divulgação de informações pertinentes”
Vigilância Sanitária
Possui a função de diminuir/prevenir e eliminar riscos à saúde, ou seja, promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, educação, informação, apoio técnico, fiscalização, supervisão e avaliação em Vigilância Sanitária.
A vigilância sanitária de alimentos, por exemplo, é responsável por fiscalizar alimentos de origem animal para garantir o melhor manuseio, armazenamento, fatores nutricionais e higiene em seu modo de produção, estavelecendo um mínimo de qualidade para estes produtos de modo a reduzir qualquer