vigilantes do peso
A alimentação é um processo necessário para a manutenção da vida, visto que, através desta o organismo recebe os nutrientes imprescindíveis para a formação, desenvolvimento e manutenção de suas funções vitais.
Com o passar dos tempos e com as mudanças na sociedade surgiram diversas disfunções relacionadas a práticas alimentares inadequadas que resultam, muitas vezes, em sobrepeso, obesidade e outras doenças.
Entretanto, é crescente a preocupação da população com a beleza estética, as pessoas buscam, cada vez mais, tratamentos como regimes e dietas que prometem a redução de peso e de problemas relacionados a alimentação.
Tanto a dieta quanto o regime se referem a alterações na alimentação, porém possuem objetivos diferentes. O regime restringe a ingestão de diversos alimentos, visando a perda de peso rápida. Sendo que, a dieta refere-se a uma mudança nos hábitos alimentares, com o objetivo de utilizar corretamente os alimentos e seus nutrientes, visando assim, uma alimentação balanceada para um determinado indivíduo.
Dependendo do objetivo, a dieta pode resultar em perda ou ganho de peso e até mesmo em controle de doenças relacionados ao excesso de peso ou gordura corporal.
Atualmente, muitos aderem a dietas da “moda” esperando por resultados milagrosos, sem uma avaliação médica e exames adequados. No entanto, seguir dietas imprudentes pode prejudicar a saúde e gerar um ciclo que perda e ganho de peso.
Sendo assim, as dietas devem primeiramente atender as necessidades nutricionais do organismo constituindo um cardápio balanceado, contendo todos os nutrientes em quantidades adequadas, conservando assim, a saúde do indivíduo.
A dieta “vigilantes do peso” é um método não restritivo, baseada na quantidade de pontos que o indivíduo pode consumir diariamente. Nessa dieta, existe uma tabela com vários alimentos e para cada alimento é atribuído um determinado valor. Dessa forma, é preciso saber o limite diário de pontos que uma pessoa deve