Vigilancia epdemiologica
1) Conceito: Vigilância epidemiológica é o conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de quaisquer mudanças nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou drogas. Finalidades da vigilância epidemiológica:
a) Coleta.
b) Investigação epidemiológica:
c) Interpretação de dados e análise de informação.
d) Recomendação e adoção de medidas de controle.
e) Avaliação do sistema de vigilância epidemiológica.
f) Retroalimentação e divulgação de informações. O sistema de vigilância epidemiológica trabalha diversos dados. Sua base é a notificação de casos suspeitos e/ou confirmados de doenças, objetos de notificação compulsória, embora ele possa também utilizar dados de mortalidade ou dados coletados em prontuários médicos, por exemplo. Importância das notificações:
a) Serve como ponto de partida para investigação que venha beneficiar o paciente, comunidade ou empresa, em face das evidências encontradas no local e das mediadas de controle;
b) Para averiguação, quando da investigação dos casos, das falhas nas medidas de controle adotadas;
c) Para fornecimento de dados que reflitam o quadro epidemiológico das doenças na coletividade (empresa);
d) Avaliação do impacto das medidas de controle.
A notificação deve ser sigilosa, não podendo ser divulgada fora do âmbito médico – sanitário – em caso de risco para obterem – sendo respeitado o direito de anonimato dos cidadãos.”
Critérios para seleção de doenças e agravos prioritários á vigilância epidemiológica
a) Magnitude Traduz-se pela incidência, prevalência, mortalidade, anos potenciais de vida perdidos.
b) Potencial de disseminação Expressa - se pela transmissibilidade da doença, possibilidade da sua disseminação por vetores e demais fontes de infecção, colocando sob risco outros indivíduos ou coletividades.