Estudante
Espectro clinico A infecção de dengue causa uma doença cujo espectro inclui desde forma clinicamente inaparentes até quadro graves de hemorragia e choque, podendo evoluir para óbito.
Dengue clássica: a primeira manifestação é a febre, geralmente alta (39° C – 40° C), de inicio abrupto, associada a cefaléia, prostação, mialgia, astralgia dor retroorbitária , exantema maculopapular acompanhado ou não de prurido, anorexia, náusea, vômitos e diarreia podem er observados.
No final do período febril, podem surgir manifestações hemorrágicas com epistaxe, petéquias,gengivorragia, metrorragia, e outros. Em caso mais raros, podem existir sangramentos maiores com hematêmese, melena ou hematúria.
Aspectos Clínicos na Criança
A dengue na criança, na maioria das vezes, apresenta-se como uma sindrome febril com sinais e sintomas inespecíficos : apatia, sonolência,recusa da alimentação, vômitos, diarréia ou fezes amolecidas. Nos menores de dois anos de idade os sintomas de cefaléia, mialgia e astralgia podem manifestar-se por choro persistente, adinamia e irritabilidade, geralmente com ausência de manifestações respiratórias.
As formas graves sobrevêm geralmente após o terceiro dia de doença quando a febre começa a ceder.
Em crianças menores que cinco anos, o inicio da doença pode desapercebido e quadro grave ser identificado como a primeira manifestação clinica.
Observa-se, inclusive a recusa de líquidos, podendo agravar seu estado clínico subtamente, diferente do adulto no qual a piora é gradual.
O enxatema quando presente é maculopapular, podendo apresenta-se sob todas as formas (pleomorfismo) com ou sem prurido,precoce ou tardiamente.
Febre hemorrágica da Dengue FHD
As manifetações clinicas iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas descritas para a dengue clássica, até que ocorra a desfervência da febre, entre o terceiro e o sétimo dia, e a síndrome se instale.
Evidencia o surgimento de manifestações hemorrágicas