Vigas, Lajes e Pilares
Responsáveis por suportar o peso da residência, lajes, pilares e vigas são elementos estruturais fundamentais para a segurança da construção. Eles trabalham em conjunto e dão estabilidade à edificação. Quando entra em cena na obra, a laje distribui a carga suportada por toda a sua extensão e transfere para as vigas que, imediatamente, repassam para os pilares e fundações.
Durante essa etapa é importante que o profissional detalhe e dimensione as armaduras e formas de estrutura. "Um bom projetista deve visualizar a localização das peças estruturais para dar espaço ao calculista para lançar a estrutura, sem deixar de lado o respeito ao projeto arquitetônico".
Para ter uma obra econômica, a dica é conhecer todos os pontos positivos e negativos de cada método construtivo e escolher aquele que mais se adapta às necessidades dos moradores. O próprio construtor deve solicitar ao engenheiro calculista o detalhamento do projeto para calcular a matéria-prima necessária e o custo da mão de obra para a execução.
Vale ressaltar que a construção deve seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que regulamenta o dimensionamento do concreto e armações a serem usadas. Dessa forma, o calculista realizará o dimensionamento correto para garantir segurança e estabilidade à edificação.
Pilares e vigas devem ser executados seguindo a NBR 6181, da ABNT, de forma a resistir a ventos, compressão, tração, torção e cargas.
PILARES
Eles recebem as cargas das lajes e vigas. A localização não deve interferir na arquitetura e atender a melhor modulação de forma a atingir todos os pavimentos. "Caso não sejam construídos de forma correta, pode ocasionar trincas e até mesmo o desmoronamento parcial ou total da casa", alerta o profissional paulistano.
Com a posição determinada, as armações são inseridas seguindo o projeto de fundações. Na lista dos materiais mais usados estão areia, pedra britada, concreto usinado, aço em barras e madeira para as