Vigas gerber
Tainnan Lavra Bastos
Estudo Teórico-Experimental da aplicação das VIGAS GERBER na construção civil |
Tainnan Lavra Bastos
Estudo Teórico-Experimental da aplicação das VIGAS GERBER na construção civil
Paper apresentado à disciplina Estática das Construções do Curso de Engenharia Civil da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco para obtenção da 2ª Avaliação, referente ao 2º Bimestre, ministrada pelo Prof. Dr. Iêdo Alves de Souza.
Estudo Teórico-Experimental da aplicação das VIGAS GERBER na construção civil
Tainnan Lavra Bastos*
Resumo
Vigas Gerber são vigas formadas pela associação de simples isostáticas – vigas em balanço, vigas simplesmente apoiada e vigas simplesmente apoiadas com balanço, algumas delas apoiadas em outra que lhes dão apoio.
As articulações internas das vigas Gerber são vínculos de apoio para as vigas que são apoiadas e não são vínculos para as vigas de apoio.
Palavras-chave: Vigas Gerber; Reações de apoio; Diagramas
Introdução
A viga Gerber consiste na associação dede vigas com estabilidade própria com outras sem estabilidade própria.
Nesta associação, as vigas com estabilidade própria suprem as demais. Nesta associação, as vigas com estabilidade própria suprem as demais dos vínculos que lhes faltam, ficando o conjunto estável a ligação entre as partes dá por meio de articulações (fixas ou móveis).
As vigas Gerber têm lugar de importância na engenharia estrutural, e a tendência é de cada vez mais serem utilizadas, tendo em vista o desenvolvimento das técnicas de pré-desenvolvimento das técnicas de pré--fabricação e montagem de estruturas o aparecimento das vigas Gerber deu-se para resolver problemas de ordem estrutural e construtiva.
Desenvolvimento
A estrutura é conjunto formado pelas partes resistentes que garantem a estabilidade de um objeto de projeto, por exemplo, uma edificação. Quando se projeta uma estrutura, a análise do comportamento estrutural exige que sejam feitas