Vidros
O Fiberglass é um plástico obtido pela combinação do vidro com resina poliéster. A combinação destes materiais permite que o Fiberglass possua propriedades altamente superiores à madeira, ao aço e ao alumínio. Dentre suas inúmeras vantagens, encontram-se:
- alta resistência mecânica;
- baixo peso, facilitando transporte e instalação;
- resistência a corrosão;
- baixo custo de ferramentas;
- menor necessidade de acabamento.
Além disso, a fibra de vidro faz o papel da armadura de ferro no concreto armado: torna as peças resistentes a choques, tração e flexão.
São bastante utilizados na fabricação de banheiras, pisos de box, pias, reforços de conexões de PVC, entre outros.
• Acrílico
Acrílico ou polimetil-metacrilato (PMMA) é um material termoplástico rígido e incolor. É considerado como um dos plásticos mais modernos e de maior qualidade no mercado devido a sua facilidade de adquirir formas, sua leveza e alta resistência. Pode ser chamado também de vidro acrílico. Entre suas vantagens podemos destacar:
- a boa resistência à abrasão;
- baixa contração;
- alto brilho;
- boas propriedades térmicas;
- facilidade de pigmentação;
- boa moldabilidade;
- excelentes propriedades óticas;
- alta resistência às intempéries.
São utilizados em aparelhos de iluminação, portas de Box e paredes divisórias.
• Resina Epóxi
As resinas epóxi são resinas sintéticas que abrangem uma vasta gama de propriedades, desde líquidas de baixa viscosidade sem solvente até sólidas de alto ponto de fusão. Estas resinas são caracterizadas por possuírem em sua molécula um ou vários grupos epóxi. Reagida com agentes de cura, torna-se um polímero termorrígido.
- excelente resistência mecânica e química;
- isolamento elétrico;
- grande poder de aderência, sendo utilizadas, essencialmente, em pisos industriais.
São utilizadas em juntas flexíveis, união entre concreto velho e concreto novo, revestimentos de depósitos destinados a produtos agressivos,