Vidro
INTRODUÇÃO:
Caractéristica do carbonato de bário na formulação do vidro, um fundente quando usado em baixa quantidade, que aumenta o brilho e melhora a resistência mecânica. também temos o SULFATO DE BÁRIO, que diminui a solubilidade, a densidade e o índice de refração dos vidros de bário são maiores que os vidros de cálcio, porém, são menores que os vidros de chumbo; ÓXIDO DE BÁRIO : É obtido através do sulfato de bário também tem como característica aumentar o índice de refração.
TEMPO DE FUSÃO:
NOME COMERCIAL:CARBONATO DE BÁRIO
DENOMINAÇÃO QUÍMICA: Carbonato de bário
FÓRMULA: BaCO3
CARACTERÍSTICAS: Pó branco, inodoro, solúvel em água.
APLICAÇÕES: Utilizado em pesticidas, fabricação de porcelanas, vidros e peças de metal para decoração, entre outros.
MANUSEIO E ESTOCAGEM: Manter em local seco e fresco, com a embalagem fechada.
RISCOS À SAÚDE: Quando ingerido pode causar vômitos, diarréia, aumento de pressão e se inalado causa dano ao sistema pulmonar.
Óxido de Bário. Fundente usado na composição dos esmaltes cerâmicos. Usado na forma de carbonato. Atua como fundente secundário em esmaltes de alta temperatura tornando-os fluidos e lustrosos. Realça as cores. É tóxico. Fusão em 1360º C.
Carbonato de bário BaCO3, é um composto químico utilizado em pesticidas, fabricação de porcelanas, vidros e antigamente para refinação de açucar. O mineral é nomeado após William Withering, que em 1784 reconheceu que ele fosse quimicamente distinta da baritina. Ocorre em veias de minério de chumbo. A witherita é facilmente alterada para sulfato de bário pela ação da água contendo sulfato de cálcio e, portanto, são freqüentemente chamados de baritina. É a principal fonte de bário e sais. É também usado para controlar o cromato em cromagem de peças industriais e decorativas em metal. Ele reage com