vidro
O vidro é um produto 100% reciclável.
É pode ser reciclado inúmeras vezes
O processo de reciclagem do vidro garante total aproveitamento do mesmo e, ao mesmo tempo, representa grande economia, tanto de matéria prima e energia, como de espaço nos aterros sanitários e contribui para a redução da emissão de gases.
A química do fazer vidro
Curiosidades
Vidro e energia
Ao reciclar uma garrafa de vidro é economizada energia suficiente para acender uma lâmpada de 100 W por quatro horas.
Curiosidades
Vidro e velocidade
Quando um vidro se quebra, os caquinhos se espalham a uma velocidade superior a
4.900km/h.
Curiosidades
Vidro e resistência
Se descartado na natureza o vidro demora 1 milhão de anos para se decompor. Você sabia?
Que o vidro além de voltar à produção de embalagens, a sucata pode ser aplicada na composição de asfalto e pavimentação de estradas, construção de sistemas de drenagem contra enchentes, produção de espuma e fibra de vidro, bijuterias e tintas reflexivas
Reciclagem do vidro
• Recicláveis
• Não Recicláveis
Garrafas de bebidas
Potes de produtos alimentícios Frascos de perfumes
Copos
×
×
×
×
×
×
×
Espelhos
Ampolas de remédios
Tubos de televisão
Vidros de automóveis
Cristais
Cerâmicas
Porcelanas
O uso de embalagens retornáveis reduz a necessidade de fabricação de novas embalagens, e consequentemente resulta em economia na extração de matéria-prima, nos gastos da fabricação e na emissão de poluentes proveniente do processo industrial.
Processo de reciclagem • os materiais são separados por cores: transparente, marrom e verde. Feito isso, os vidros são encaminhados para um triturador, que quebra a embalagem em pedaços, e para lavação, em que restos de rótulos ou conteúdo são retirados. Após esse processo, os cacos são aquecidos e fundidos a uma temperatura de 1300ºC, o que possibilita que o material seja moldado novamente.