Vidrarias de Laboratório
- Desidratação: Os álcoois podem ser desidratados com ácido sulfúrico concentrado quente ou com Al2O3 (alumina). O produto formado dependerá basicamente da temperatura em que a reação for realizada. A cerca de 180o C o produto principal é de eliminação - um alceno. Trata-se de uma desidratação intramolecular. Veja:
- Eliminação em Dióis: Os diálcoois em meio ácido e a temperaturas elevadas podem produzir dienos:
- Eliminação em álcoois cíclicos: Em meio ácido, os álcoois cíclicos podem ser hidratados, assim como os alcenos.
- Reação com HX diluído: Os álcoois podem ser tratados com ácidos halogenídricos (HX), produzindo haletos.
- Reação com HI diluído: O HI pode reagir com álcoois, produzindo alcanos. Essa propriedade específica do HI se deve ao fato de o iodo ser um elemento muito grande e abandona facilmente uma estrutura. - Reação com Cloreto de Tionila: Com cloreto de tionila, os álcoois produzem haletos.
- Reação com Haletos de Fósforo: Pode-se obter haletos pela reação de um álcool com haletos de fósforo, especialmente, os cloretos. - Reação com ácidos (esterificação): Uma das reações mais importantes dos álcoois é a esterificação, ou seja, a formação de ésteres. Reage-se o álcool com um ácido, a frio, em presença de H2SO4 concentrado. - Reação com aldeídos ou cetonas: Reagindo-se um álcool com aldeídos ou cetonas, em meio ácido, pode-se obter compostos chamados acetais, que são éteres duplos. - Reação com Cloretos de ácidos: Reagindo-se um álcool com cloreto de ácido podemos obter um éster.