Vidrarias de Laboratório
Instrumento em vidro que permite a medição e transferência de volumes variáveis de líquidos. É um tubo longo e estreito, aberto nas duas extremidades, marcado com linhas horizontais que constituem uma escala graduada. As pipetas graduadas são calibradas a 20 °C e são classificadas de acordo com o seu grau de precisão: classe A e classe B. As pipetas graduadas de classe A apresentam uma maior precisão do que as de classe B.
Para utilização, o líquido é aspirado para o interior através da pêra enchedora. Efetua-se a leitura que corresponde ao volume inicial, transfere-se para o recipiente o volume de líquido necessário, e efetua-se a leitura final. O volume transferido para o recipiente é calculado através da diferença entre as leituras final e inicial.
Pipeta Automática
Possui a mesma empregabilidade da pipeta graduada, porém tem como vantagem a rapidez de uso e o grau de precisão mais elevado. Como o nome já diz, faz a medição automática de volumes reduzidos.
Tubos de ensaio
Recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. O diâmetro da abertura geralmente fica entre 1 e 2 centímetros, e 5 a 20 cm de comprimento. É um instrumento sem nenhum grau de precisão, pois não apresenta nenhum tipo de marcação.
Proveta Graduada
Útil para medir e transferir volumes de líquidos e solução. Não é muito preciso.
Pipeta volumétrica
Uma pipeta volumétrica é um dispositivo de aspiração, de vidro, de volume determinado que apresenta uma zona central mais largae que, enchendo-se por sucção, serve para transvasar líquidos. Possui apenas um traço final, para indicar o volume fixo e final indicado por ela, sendo estas mais rigorosas que as graduadas.
Vidro de relógio
Permite a pesagem de reagentes ou é utilizado para cristalizar substâncias. Também pode ser usado para cobrir o copo de Béquer em evaporações.
Balão de fundo redondo
É utilizado nas destilações químicas, seu uso é